quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Relato de Cesariana Intraparto de Giselli Calheiros

RELATO DE CESARIANA INTRAPARTO DE GISELLI CALHEIROS - NASCIMENTO DA BRUNA


em Maceió.
Eu e Tom sempre sonhamos como o momento de termos nosso bb, após 9 mEses de espera de liberados numa segunda-feira às 5 da manhã e num exame de farmácia despretensioso, já que depois desse tempo de espera já estava me desligando pra não ficar mais ansiosa e com cólicas e uma TPM de matar, eis que me vem aquelas 2 linhas, ai meu Deus e agora? estou com cólica a uma semana e tomando todos os remédios habituais buscopan + dipirona+ tilatil= SOCORRO, direto para a emergência será que estou perdendo o meu bb, todos esses pensamentos em uma fração de segundos, resumindo a medica só faltou rir "vc esta grávida amor eh assim mesmo da cólica no início vá comemorar".

A partir daí foi só felicidade como sempre sonhei, com total apoio do maridão, do médico que sempre admirei desde a faculdade Dr Telmo Herinque, da Doula Patrícia Tenório e com o grupo Roda gestante com as reuniões e esclarecimentos sobre o parto normal! Fizemos o plano de parto com todas as minhas escolhas e que foram todas repassadas por nós 3 (eu, Tom e Patricia) e aceitas pelo Dr Telmo - sempre comentando o parto eh um ato feminino e não médico!!! Em relação aos exames de Usg fiz 4 e um de perfil fisiológico do bb, num desses com 16 semanas descobrimos que nosso presente era uma menina!!! BRUNA, quanta felicidade, e assim a gestação foi seguindo sem nenhuma alteração ou risco para nós 2.

Qdo com 40 semanas e algumas contrações fracas porém regulares recebi um toque, muito tranquilamente mas sem dilatação nenhuma!! A partir de 41+2, fiz uma cardiotocografia por dia 41+ 2, 41+3 e 41+4, todas muito boas com contrações regulares os bcf estavam ótimos, mas o trabalho de parto não engrenava, então na última cardiotoco fiquei no hospital para indução do trabalho de parto - misoprostol no colo do útero, tranquilo também, às 13hs, uma hora depois da colocação já podia passear pelo hospital kkk, mas trabalho de parto mesmo com dores só as 20:00h. Às 22:00 já estava com 2 cm de dilatação, às 01:00 estava com 6 cm, uma dor infernal nas costas e na região do baixo ventre, como tinha solicitado no plano de parto não recebi analgesia por mais que implorasse a minha doula e a meu marido, ela me dava tudo massagem, apoio emocional e incentivo e o Tom mais ainda foi um guerreiro me estimulando que tudo daria certo, massagem, bola, beijo na boca durante a contração (isso ajuda demaisss) ambos foram comigo para o banho quente em outro quarto do hospital pq o chuveiro do PPP não tem água quente (ah?? Como assim??? ) isso mesmo não tem!!!

Sim continuando, lá para às 4:00h estava com 8 cm, o colo estava posterior ainda e já urrava e chorava de dor. Contrações bastante fortes porém curtas, recebi glicose pq Vomitei 3 x e não conseguia comer mais nada só um pouquinho de água de cada vez, a cada toque quase morria de dor!! Pelo menos passava logo porém vinha outra contração pior!!! E o pensamento "filha venha pelo amor de deus ta tudo pronto para vc aqui vem amor" me acompanhava sempre!!! Às 6:00h continuava os mesmos 8 cm, e o colo já anterior, às 8:00h continuava os mesmos 8 cm e agora infelizmente o colo estava duro, espástico - essa circunstância de alteração da contração uterina e alteração da consistência (estado) do colo= distócia uterina e de colo de útero, respectivamente!! Traduzindo a partir dessa hora não havia mais carinho que me acalmasse, massagem, pulinho e rebolado na bola que me ajudasse a dilatar! Nem o apoio da Patricia com seu olhar tranquilizador "vai dar tudo certo" nem infelizmente o beijo na boca do maravilhoso homem que Deus me deu!! Agora só existia lágrimas pq sabia q tudo que havíamos lutado (nos 5) iria acabar numa sala de centro cirúrgico!!! E olhe que lutei, briguei fiz de tudo pelo meu parto normal mas não deu!! O sentimento de incapacidade foi péssimo!!!!!

Quando olhei em minha volta estavam todos tristes, Dr Telmo me explicando tudo, tentando me acalmar, Tom tentando disfarçar que tbm tava chorando mas sem conseguir e Patricia muito menos, com ela vi a minha tristeza refletida!!! Mas ai que como sempre em minha vida, o que não posso resolver tenho que encarar de outra forma para seguir em frente, e em pouco tempo cesária era o meu parto que traria a Bruna para os meus braços com saúde!! E assim foi, as 8:45 nascia minha pequena, linda e saudável, com 51cm e 3600g, e a Pediatra Junko, amiga de plantão, foi maravilhosa, só clampeou o cordão qdo parou de pulsar, veio direto para mim, ficou comigo e o Tom por um tempão (a emoção foi indescritível) e só depois foi receber a avaliação completa mas sem aspiração, sem oxigênio e sem nitrato de prata, banho tranquilo com o pai acompanhando tudo!!!! Ai que sem a liberação de ninguém, simplesmente pq "eh assim q fazem lá" fui sedada, ação reclamada pelo meu obstetra, realmente estava exausta mas só fui amamentar minha princesa as 12:00 ou seja mais um ponto para futuros planos de parto!!! E quando amamentei foi simplesmente glorioso!!! O leite saiu e ela simplesmente sugou muitoooooo bem, mais um momento fantástico de emoção pura.

E esse foi meu parto, não o que planejei, muito menos da forma que aparecia nos meus sonhos simplesmente a minha realidade aceita e vivida intensamente!! Muito obrigada a todos que participaram ao grupo Roda Gestante, Dr Telmo, a Doula Patricia e principalmente ao meu marido Luis Antonio-Tom vc foi peça fundamental paixão para tudo acontecer, te amo muito!! Filha te amo mais que podia imaginar estamos aqui sempre papai e mamãe!!!

Esse Eh meu relato completo e que escrevi com menos de 1 mês!! Por tudo que passei me fez procurar me melhorar como mulher e dar o meu melhor p outras mulheres!! Me tornei Doula e me percebo ainda machucada pela cesariana e estou mais do que nunca buscando fechar essa ferida para parir o próximo que não deve demorar para vir!!! E sim, tive um baby blues, muito problema para amamentar (cirurgia de redução de mama e falta de orientação) amamentei apenas 3 meses e meio, com relactação, medicação e tudo que pude na época!! Mas o q aprendi e reafirmo a cada dia para as mulheres que atendemos é: Acreditem em si mesmas profundamente vcs são perfeitas e trabalhem os seus medos!!! São fundamentais para parir!!! Muito obrigada sempre!!!!

Giselli Calheiros, Fisioterapeuta, Doula e Co-Fundadora do Acolher - Núcleo de humanização para o parto

Nenhum comentário:

Postar um comentário