quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Relato de Parto Domiciliar de Dira Eugênio

RELATO DE PARTO DOMICILIAR DE DIRA EUGÊNIO - NASCIMENTO DE ANALU



em Maceió.


Nascer, Renascer, Amar e Reinar.
Relato de parto... Ops, na verdade é mais que um relato de parto, é um relato de sonho.

Ano passado (2013), em pleno 23 de dezembro estava eu a comprar um teste de gravidez de farmácia, confesso que dessa vez, comprei só por comprar e desencargo de consciência, pois minha menstruação nunca teve um ciclo certinho, chegava a atrasar uma, duas semanas... Em março ela tinha atrasado uns 15 dias, e eu euforica, disse ao marido, compramos teste de farmácia e... 'Negativo'... Depois de dois dias mais, outro teste, uma listrinha - negativo... Mais dois dias e nada, decidi fazer o de sangue e deu não reagente, eu não estava grávida.

A gente não planejava uma gravidez como uma busca mensal e implacável, nós simplesmente não evitávamos. Acho que mais ou menos em agosto, veio toda desregulada de novo, lá começava a saga outra vez, chama marido, compra teste, tudo outra vez, negativo, não reagente. Ai foi quando fiquei pensando e me dei conta que já estava criando expectativas, pois quando não vi o positivo, fiquei triste. Decidi parar de paranoia e relembrar o quanto que meu ciclo era irregular.

Passou setembro, outubro... Em novembro ela não veio, em dezembro também não... Eu me desliguei tanto dela (mestruação), de contar, de marcar no calendário, que já estava no final do segundo mês que ela não vinha e eu não me dei conta...mas aí quando me dei, fiquei: será? Não mesmo! Desde dia 20/12/23 mais ou menos, comentei com uma colega do trabalho e ela já foi me pedindo pra fazer um teste de farmácia, mas eu não fiz! Passou os outros dias só perguntando: desceu? DeSceu? DEscEu? Kkkkkk é, não tinha descido. No dia 23/12 larguei do trabalho, e fui na farmácia comprar um teste... Não disse nada ao meu marido, estava certa que faria o teste, iria aparecer negativo e nem falaria nada pra ele, nada tinha sido suspeito nem acontecido. Cheguei em casa, ele estava no trabalho... fiquei pensando se ainda faria ou não... Bom, fui ao banheiro e fiz... com a fitinha já em mãos esperando o resultado, apareceu uma listrinha bem forte e logo outra em seguida! Eu não acreditava, fiquei paralisada... pois já tinha feito tantos outros testes que eu sabia que aquele era diferente de todos os outros, jamais tinha aparecido a segunda listra! Comecei a chorar muito, eu não acreditava, fiquei muito emocionada e feliz... A partir daquele dia, nada mais foi a mesma coisa! Liguei na hora para o meu marido, chorando muitooo, mandei a foto pro celular dele e pedi que ele comprasse outro teste... Assim que ele chegou, peguei o teste e corri pra fazer, estava lá, POSITIVO! Ficamos aereos, acreditando sem acreditar, rsrsrs... Ficamos juntos, abraçados, em silêncio; Meu telefone tocava, era minha mãe... Já atendi chorando e ela assustada perguntando o que tinha acontecido, falei que seria vovó e ela tão feliz quanto eu mas ainda sem acreditar.

No dia seguinte, fui fazer o exame beta hcg, mas como era véspera de natal, o resultado só sairia dia 26/12, foi o bastante para não dormir esses dois dias de espera rsrs... Era muita ansiedade!!!Dia 26/12 eu no trabalho ligando a cada meia hora pra lembrar a minha mãe de ir buscar o exame... Ela só dizia que não tinha saido, que ainda não estava pronto... Foi quando recebi uma foto no meu celular do resultado 'reagente' e uma sandalinha branca do lado!!!!! Aí sim, era oficial, estava grávida!!!A partir daí já começou a busca por um GO, já começamos a pensar em roupinhas, sexo do bebê... Aquele turbilhão de sentimentos que toma conta!!

Enfim, marquei consulta com GO, fui fazer todos os exames, tudo nos conformes, tudo indo bem conosco... A emoção da primeira usg, a emoção de escutar o coraçãozinho... A emoção de acompanhar o desenvolvimento, as mexidinhas, os soluços, a azia, a descoberta que seria uma princesaaaa, o medo de ver algo errado acontecer... Todas as emoções foram vividas intensamente! Era o começo de uma nova história, a história de uma nova vidinha, do amor da minha vida!

Foi então que começou a busca por uma gestação tranquila e saudável! Conheci o grupo Roda Gestante pela internet, o que me levou a Juliana Oliveira, e seu lindo trabalho. Já nos conhecíamos antes, mas essa linda fase de minha vida nos proporcionou esse reencontro maravilhoso! A busca por informações era sem fim... Foi quando pude claramente tomar consciência de tudo que acontecia a cerca do nascimento... Minha escolha estava tomada, o meu desejo seria que minha filha chegasse ao mundo de forma natural, e tomei o parto domiciliar como única opção para mim, e foi a melhor coisa que eu fiz.

Passada toda a gestação a se preparar, é como se cada dia a força fosse estruturando-se dentro de mim, foi uma construção dia após dia... E hoje sei o quanto foi importante participar das reuniões do grupo de apoio Roda Gestante e do Grupo lindo da Ju no Jardim das Comadres. No começo também foi difícil mostrar pra minha mãe, aux. de enfermagem que trabalhou mais de quinze anos em maternidades com práticas intervencionistas, que minha decisão de parir em casa era segura... Mas com o passar do tempo, eu mostrando uma coisa aqui, outra ali...um vídeo, um estudo, O Renascimento do Parto... Ela começou a não opinar mais e foi até manifestando aceitações. Enfim... Gestação ok, saúde da bebê ok, era só esperada à sua chegada!

O tempo passou tão lento e rápido ao mesmo tempo... gestar é muito delicioso e desafiador, são vários sentimentos juntos e o atino que temos que ter para controlar e manter tudo em calmaria é fundamental. Enfim o grande dia aproximava-se e realmente parece que os sentidos instintivamente lança o alerta no corpo e na mente. Na quinta-feira dia 31/07 chamei faxineira, arrumamos a casa, deixamos tudo arrumadinho e limpo. Na sexta descansei, cozinhei, costurei.. E de fisiológico, fiz coco umas quatro vezes durante o dia, o que não é de costume, rs.

Na madrugada de sexta para sábado, acordei de madrugada com uma colicazinha e fui no banheiro, ao fazer xixi percebi que começava a sair um pouquinho do tampão com uns filetes bem fininhos de sangue. Já fiquei em alerta, era o primeiro sinal que meu corpo estava a se preparar. Voltei a deitar, e as cólicas vinham e iam, mas nada de forte. Durante o dia a mesma coisa, mas já com um pouco mais de intensidade, mas ainda assim eram fracas. Avisei a Jú dos pródromos e ela vibrou comigo que era Analu avisando que estava preparando a mamãe e pediu que a informasse caso acontecesse algo a mais!

A noite, umas 20h40 por ai, elas começaram a vir com um pouco mais de força... vinha uma, com cinco minutos vinha outra, depois com 10 minutos... Passavam 20 minutos, outra... foi assim até o iniciozinho da madrugada, depois que dormir não me recordo se elas continuaram, mas provavelmente não. A cada ida ao banheiro, o tampão cantinuava a sair, mas de forma bem discreta.Amanhecendo o domingo, meus seios estavam bem maiores, e quanto as cólicas, passou o dia inteiro oscilando, vinha uma ou outra... E também sentia como se os ossos do assoalho pélvico estivesse se expandindo, com um 'pressãozinha' no ventre. Eu e marido em alerta, decidimos ver o que estava faltando para que pudessemos deixar tudo pronto. Separamos toalhas, lençois, panelas, mangueira...faltava comprar uns lanches e decidimos ir a noite após a janta. Umas 19h Ju me chamou no bate papo e eu disse que estava na mesma! Mais uma vez perguntou se eu estava bem, se havia perdido líquido, o intervalo das contrações e intensidade!

Nos despedimos até o próximo contato que eu não imaginava ainda ser aquele dia, rs... Depois que falei com ela, eu, meu marido e nossa filha mais velha (Nalany, minha enteada filha de Tadeu que mora conosco - 11 anos) troquei de roupa e ao sentar no sofá para espera-lo, veio uma contração forte e durou 1 minuto, logo depois veio outra com 5 minutos durando 50 segundos...depois mais outra... Pedi que ele se apressasse para irmos logo para voltarmos logo que estava começando a doer muito! Peguei um bloquinho e uma caneta para ir anotando os intervalos e duração. Entramos no carro, e elas vinham fortes... Fomos em dois supermercados perto de casa e já estavam fechados, era domingo mais ou menos umas 20h30... E as cólicas vindo e vindo e vindo... Fomos em outro supermercado e pegamos umas coisas as pressas por que eu já não me sentia nesse mundo, rsrsrs...As contrações estavam vindo de 3 em 3 minutos com duração entre 50 segundos e 1minuto e 10 segundos...a partolândia abria a porta e me dava boas vindas, ali na fila do supermercado...Entramos no carro, e no mexe mexe até em casa as dores só aumentavam...

Assim que chegamos mais ou menos umas 22h, liguei pra Ju e disse que as contrações estavam vindo de 3 em 3 minutos e estavam bem fortes... Ela me orientou a tomar um banho, descansar, ficar juntinho do marido, conversar com Analu, e pediu para que se continuasse ritmadas ou se encurtassem ainda mais os intervalos que voltasse a ligar.Tomei banho, deitei com marido, mas fiquei inquieta na cama pq as contrações estavam muito fortes e uma atrás da outra! Tentei relaxar e lembrar de tudo que havia estudado sobre a fisiologia do corpo ao preparar-se para a grande hora, fui me acalmando em meio as dores e gemidos pq ali começava a cair a ficha de que a hora da chegada da minha princesa estava próxima!

Cochilava, vinha uma contração eu abria os olhos para ver a hora e percebia que entre um cochilo e outro passavam apenas dois minutos...é uma sensação muito louca rsrs pq vc acha que dormiu mas na verdade vc só "piscou os olhos", apaga e retorna em questão de segundos, sim, definitivamente em transe! Depois desse tempinho monitorando os intervalos, me desprendi do relógio, não restava mais dúvidas...Foi então que em meio ao silêncio da madrugada, senti uma pressão de repente e um barulhinho: "ploof"!!!! Estava deitada, senti a bolsa estourar, era 02h20 e logo em seguida uma contração bem forte... Acordei o marido, pedi que ele ajudasse a me levantar! Fui ao banheiro, o líquido descia pelas minhas pernas, peguei uma toalha e fiquei a apara-lo! Pronto, depois disso, as contrações vinham tanto uma atrás da outra que pareciam uma só, quase que emendavam-se! Marido ligou pra Ju e ela avisou que chegaria em breve.

Não tenho noção de tempo, para dizer o quanto que durou para ela chegar, mas ouvi a voz dela e quando ela apareceu foi um alívio para o coração, me deu um abraço apertado e a Lu também! Me senti caindo em mim, na entrega, pois estava vendo tudo acontecer, tudo que planejei para a chegada da minha filha, a ficha estava caindo que realmente estava próximo. Logo Ju começou a nos monitorar e viu que estávamos bem! Meu marido, meu companheiro, meu doulo, ficou o tempo todo comigo, me abraçava, me cheirava, me beijava, fazia massagem, me deixava só quando pedia... Ele foi fundamental no meu trabalho de parto, foi uma mão sustentadora, pois durante toda a noite e madrugada ele me deu forças, apoio e soube me acalentar! E vejo o quanto foi importante o emponderamento dele também, pois esse momento é repleto de fragilidades e quando a dor pegaaa de verdade, precisamos de um "vc consegue" "vc se preparou pra isso"!

Ju, Lu e Tadeu logo começaram a montar e encher a piscina... Enquanto isso fiquei na bola um pouco, não conseguia me mexer muito... Pq qnd eu me movimentava doia muito mais, mas era exatamente isso, eu tinha que me movimentar! Ju me orientou a rebolar na bola pra ajudar a descida da Analu, fui fazendo os movimentos devagarzinho com a ajuda do marido me apoiando por trás. Gemia, vocalizava o 'A', pedia forças a Deus, agradecia, cochilava por segundos, tomava água o tempo todo, tomava uns sachezinhos de mel vez ou outra... Levantei da bola, fui ao banheiro fazer xixi... E as dores eram muito intensas e duravam muito, eu ainda não achava posição!

Ju pediu permissão para verificar a dilatação pela linha purpura, eu fiquei pensativa antes de responder, pois o receio de escutar o mínimo de dilatação vem logo na cabeça... Depois de um tempinho pedi que ela fizesse, mas nem ia perguntar nada, mas ouvi ela dizendo bem baixinho que estava na média dos 8cm. E na cabeça veio um: ufa, estamos perto! Rsrs...Depois Ju ligou pra minha amiga Letícia que iria fotografar e Manuella minha prima-irmã eu já tinha avisado no comecinho da noite quando comecei a sentir as contrações e ela já tinha ficado pra vir assim que amanhecesse. Depois de um tempinho, permiti que Ju fizesse um toque pra saber como estava, foi o momento que deitei e percebi o quanto é horrível ficar nessa posição, pois a dor vinha muitooo mais forte e de maneira desconfortável! Na hora disse a Ju o quanto que era ruim ficar deitada! Eu só pensei nas mulheres obrigadas a ficar nessa posição nos hospitais, e ainda são mandadas que fiquem caladas e façam força, "que fiquem assim, que fiquem assado"... Nessa hora gemi muito de dor pela posição e pela reflexão que me veio! Logo Ju me examinou entre uma contração e outra e viu minha pequena já tão pertinho!!

- Vem ver Tadeu, tua filha já está aqui!!! olha o cabelinho dela, que linda!!!

Aquilo foi lindo, eu sentia, sabia que ela estava ali, tão pertinho!!! Saindo da cama com muita dificuldade, com ajuda da Ju e do Tadeu, apoiei meus braços na beira da cama, deitando minha cabeça sobre eles e ficando meio que de cócoras... Vinham as contrações, vinha a vontade de fazer força mas eu não conseguia fazer! Era uma nova etapa, uma nova sensação aparecendo e eu estava reconhecendo-a. Enquanto isso, Ju, Lu e Tadeu continuavam fervendo água para encher a piscina... Acho que inconscientemente eu estava esperando para que ela ficasse pronta para me entregar aos puxos. Fiquei por algum tempo ali naquela posição, depois fiquei em pé, depois voltei pra bola... Continuava sempre tomando água, sentia minha boca muito seca... Depois de mais um tempo, Ju disse que a piscina estava pronta, quis ir pra ela na mesma hora! Foi um alívio imenso a água morna.

Escutei de longe a voz da minha prima-irmã, senti ela chegando perto e me dando um abraço apertado... Continuava as contrações, sempre uma atrás da outra, cada vez mais fortes! VocalizAAAva o tempo todo, rs...Lembro que teve uma hora que disse ao meu marido que estava doendo muito, que estava com medo, que pedisse a Deus para me abastecer de forças! E ele sempre tranquilo, me dizia que estava tudo bem, que era o nosso sonho sendo vivido e que não precisava pedir por que Deus já estava no controle. Toda a calmaria que ele me passava foi fundamental... Tem momentos que precisamos dessas reafirmações para nos dar um apoio. A essa altura do TP, já na piscina, não tinha noção de quanto tempo já havia se passado, que horas eram... Eu ficava de olhos levemente fechados o tempo todo, como quando criança quando ia pra o parque de diversões e me arriscava naqueles briquedos radicais, fechava os olhos para me sentir em contato comigo, onde achava minha segurança e não sentia mais medo... e assim foi todo esse momento de entrega, onde aproximava-se o período expulsivo!

Escutei de longe os clicks da máquina de fotografia da querida Letícia que tb já havia chegado e eu só percebia em um momento, depois não os escutei mais... Eram como ondas que viam em minha consciência o que estava acontecendo ao meu redor, mas logo em seguida não escutava mais nada, a partolândia me puxava de volta! Ju me disse que ficasse a vontade, que a partir daquele momento quando eu sentisse a vontade de fazer força, desse o máximo de mim, que Analu já já estaria entre nós. As contrações viam, a vontade de fazer força tb, mas quando eu fazia sentia Analu vindo, mas como se na metade parasse...e foi assim durante umas 4 contrações mais ou menos! Quando veio mais uma contração, fiz a força e nada ainda!

Ju veio verificar os bcf e eu gemendo disse que estava doendo muito, e ela me respondeu que sim, que doia mesmo... E me pediu pra lembrar de tudo que haviamos estudado e vivenciado nos encontros, me pediu pra lembrar que quando chega o momento que achamos que não vamos mais aguentar é nesse momento que já estamos perto, que quando eu achasse que a força que fazia não desse mais pra suportar, que ela era apenas a metade do que eu conseguia, que eu podia muito mais!

- Essa entrega sua está na metade, mostra a outra metade que falta, tua bebê está aí, se entrega, é o teu momento!

Como foi importante essas palavras nesse momento. Assim que Ju verificou os bcf de Analu e estava tudo ok, Tadeu veio para atrás de mim fora da piscina, eu o agarrei com os braças voltados pra trás, era o apoio que estava faltando! Lá vinha a contração, fiz força, força...senti Analu vindo e a contração indo embora e Analu voltava! Ju me perguntou: está sentindo arder? E eu respondi que não e foi quando lembrei do círculo de fogo, eu ainda não o sentia. Foi nesse momento que meditei, pedi o Sagrado Celeste que me rege que me mandasse uma carga de força e me permitisse a total entrega naquele momento... foi quando senti a próxima contração chegando com tudo... Coloquei força e senti Analu descendo, descendo, ficou com um pedacinho da cabecinha a vista e voltou... La vem mais uma contração, força, força e veio a metade agora... Eu gemia forte, gritava como nunca, sentia vontade de gritar muito, era como se a força viesse com o grito... Pedia ajuda a Ju... E ela me orientou a concentrar-se no períneo, pediu que eu o segurasse já que Analu estava alí, coroando... E assim foi... força, força, força!!!!!

E foi rugindo como uma leoa em liberdade, selvagem, total instinto mãe, que consegui! Como se estivesse somente eu e ela(filha) naquela cena... E o círculo de fogo, foi o círculo sagrado, depois de vir e voltar, mais ou menos depois de umas cinco contrações, mudou tudo pra sempre. Sentia sua cabecinha saindo por completo... E alguns minutinhos depois, mais uma contração e veio ela, tão pequenininha, tão linda, perfeita!!!! Enfim abrir os olhos, minha filha, nos meus braços!!!



Ela nasceu e nós (eu e tadeu) renascemos!!! A cena mais linda e sem dúvidas a mais emocionante de toda a minha vida estava ali diante de mim!!! Veio direto para os braços da mamãe, sentimos o calor uma da outra, mamou em sua primeira hora de vida, tão esperta já pegou o peito direitinho! Depois ainda ficamos esperando em média umas duas horas para a placenta nascer. Foi tudo lindo, da maneira que nós planejamos, em domicílio, sem intervenções desnecessáreas, sem stresse, sem correria! Foi respeitoso, acolhedor e repleto de amor. O cordão foi cortado pela irmã de Analu apenas quando parou de pulsar. Meu períneo continuou íntegro, apenas tive uma laceração natural nos pequenos lábios onde Ju suturou e em poucos dias já estava ok.

Máximo respeito e gratidão a Juliana Oliveira enfermeira Obstetra e Parteira por seu lindo e imensurável trabalho do Jardim das Comadres, a tb EO Luciana Arquiminio sempre prestativa e acolhedora, a nossa queria doula Fernanda Fassanaro que mesmo não podendo está presente no dia do nascimento, nos acompanhou durante toda a gestação! Obrigada a Letícia Pascoalino por ser essa pessoa tão doce e querida, por ter registrado esse momento lindo de nossas vidas! Obrigada a minha irmã maravilhosa Manuella Fernandes por ser por nós desde sempre! Obrigada a minha mãe por ter confiado em mim e me respeitado mesmo relutando contra todos os seus instintos, medos e alertas de anos de trabalho atuando em maternidades e ver que minha escolha ia de total encontro a isso. Obrigada a todas que fazem e participam do grupo de apoio Roda Gestante. Nunca esquecerei o dia que uma nova vida começou a pulsar dentro de mim e o dia que pude senti-la vindo à luz, de uma forma tão mágica e divina. E agora, todos os dias serão nossos, do nosso grande e infinito amor. 

Analu Eugênio da Cunha, veio a luz do mundo quando eu estava com 38 semanas e 6 dias de gestação, em um lindo e respeitoso parto humanizado domiciliar, no dia 04/08/14 ás 07:45 após dois dias do sábio e fisiológico início de trabalho de parto.

Obrigada a Deus por ter-me feito mulher com o corpo perfeito, um templo sagrado que gera vida! Mil vezes obrigada, Deus... Pelo dom de gestar e parir, pois nós viemos a esse mundo para reinar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário