quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Relato de Cesariana Intraparto de Denise

RELATO DE CESARIANA INTRAPARTO DE DENISE - NASCIMENTO DE SOPHIA



em Maceió.



*Relato escrito em 08/08/2014.

Bom, depois de 10 dias, venho no Roda relatar meu quase Trabalho de Parto Domiciliar... sim...muitos já sabem, mas resolvi vir relatar toda história que até hoje me deixa um pouco triste, mas ao mesmo tempo crente que fui até onde pude, seguindo meus instintos e chegando ao meu limite. Infelizmente não tive um desfecho como eu sonhei, como idealizei, mas sei que dei o meu máximo...pois bem...

No dia 26.07 depois de ter passado o dia com a família, passeado, comecei a sentir contrações já ritmadas umas 22h da noite... contactei a equipe de Parto Domiciliar da Juliana Oliveira e a doula Bárbara Rose e fomos em direção à casa de minha mãe, onde tudo iria acontecer. Desde minha acho q 36° semana resolvi partir pra o parto domiciliar e de lá pra caá só sonhava e idealizava um parto perfeito. Tinha o apoio de meu esposo Sidney Ramalho e minha mae me acolheu em sua casa...coisa q imaginava q n ia acontecer, pois ela tinha medo de ser em casa..mas a gente a informou de tudo e ela ficou mais segura...só minha irmã, ainda c o pé atrás, desconfiada...nao apoiava 100%..mas lá fui eu!Pois bem...ja na casa de minha mãe, piscina em processo de montagem..equipe chegando...contrações ritmadas..3 em cada 10 min... e nisso foi aumentando...Durante toda a madrugada, andei a casa toda, fiquei na bola, me pendurava c uma canga no galho do sapotizeiro de minha mae..kkk...recebia todo amparo, carinho de meu marido..das doulas...de minha mãe...de todos!

Eu estava muito feliz, pois finalmente oq eu estava esperando sentir, estava sentindo...a cada contração uma vocalização...uma respiração profunda que fazia c q passasse mais rápido...Estava ja morrendo de sono mas as dores n me deixava dormir...as vezes entre uma e outra eu cochilava...mas bem pouco..resolvi deitar e me aconchegar c o marido e assim, consegui dormir e n percebi as contrações..impressionante...capotei mesmo!No domingo, comi muuuito, 2 pamonhas, cuzcuz, ovo e o famoso cafeh c manteiga q taanto as primas me aperriaram p eu tomar..kkkk... e assim foi durante o dia...recebi a visita de minha afillhada d 6 anos q me deu uma paz enorme...a inocencia dela era tao linda frente aquela situacao...vendo a dinda dela gemendo e ela sentando-se em posição de yoga p me ajudar a relaxar e sabia q aquela hora era a hora do silêncio! kkk

Certa hora, após sair da piscina, senti algo inexplicavel nos braços d meu esposo...uma explosao de emoção partiu de dentro de mim...eu chorava como uma criança, e gritava de felicidade...eu dizia que eu era feliz, e agradecia a Deus por aquilo, que minha filha ia nascer... aquilo tomou conta de mim...e meu esposo a me abraçar e a chorar junto comigo, numa mesma sintonia.A noite foi tensa...muita dor...n tinha posiçao boa...n conseguia agachar..me preocupei muito com a hemorróida que estava me incomodando muito, entao teria q tentar ficar em pé...ou sentada na bola...banqueta nem pensar...pois bem...segunda feira eu já estava aflita...com dilatação evoluindo super bem...6..7...toque feito, cabecinha era sentida já pela Ju...mas eu n conseguia...ligamos p o Dr. Antônio Sergio e ele pediu p me ver...fomos no consultório e ele já chegou com aquele sorrisão: ué! bora parir aqui? kkkkkk oxee na horaa! kkk pois bem..ele fez o toque, batimentos como sempre perfeitos desde o início...e ele disse..Denise, oq vc ta esperando? já tá aqui... enfim...ele se agachou comigo, me doulou de uma forma tao linda...e me pediu q relaxasse, q mentalizasse a chegada de Sophia...mas eu juro...eu n estava conseguindo...Não sei se foi algo fisiologico, mas o emocional tb conta e eu sei q minha mãe e minha irmã ja estavam preocupadas e isso n sei se influenciou p minha ansiedade...bom...voltei p casa e a segunda inteiraaa foi de dor e mais dor,,,eu agonizava, pedia aos céus...foi ai q resolvemos sair da casa d minha mãe e ir pra minha casa..procurar outro ambiente q talvez me relaxasse...mas n sei se foi pior ou melhor...deixei minha mãe mais angustiada e sentida por eu estar abandonando o barco dela...mas eu precisava tentar outras alternativas...


Chegando em casa c toooda parafernalha, uma mudança de todos, li a carta q escrevi p Sophia, choreeei, fiicamos lá esperando evolução,,,mas a meeesma coisa...eu pedia socorro...pedia analgesia...pedi cesária...ligamos p o Dr. ele mandou eu ir p o Arthur Ramos...chegando lá, ele viu q estava em 8cm...e da mesma forma pediu q eu tentasse mais...q eu me permitisse, me desbloqueasse... voltei... e juro q tentei me concentrar sozinha...mas n vinha vontade de fazer força...so de gritar de dor...e ndaa de minha filha descer...e mais uma vez pedi q me tirassem dali... dai eu e meu marido nos olhamos e ele ali percebeu q n adiantava mais...ele viu meu sofrimento... então, com muito pesar, me submeti a uma cesária, q acabou ali todo o meu sonho de parto humanizado. Mas ao ver minha filha...q emoção...q felicidade... mas foi diferente..sei q foi diferente...

Hoje ainda estou em luto pelo meu parto, mas feliz por ter tido o encontro com minha filha no tempo dela, com 41 semanas, minha filha nasceu dia 29.07 às 00:38 pronta pro mundo...com 3595kg e 51cm.Não foi submetida nenhuma aspiração nem o nitrato de prata...e o Dr Antônio, como sempre, um anjo!

Pois eh, desculpem o livro q escrevi, mas não sou de muitos resumos..rsrsrs...Sou uma mulher que sentiu a dor do parto do início ao fim...sou sim guerreira, sou sim uma leoa, mas tenho minhas fraquezas, meus momentos de angústia e lembranças de um parto que estava indo super bem e regredir foi p mim, decepcionante... mas sei tb que cada um tem seus limites...meu corpo já não obedecia..se houve algum bloqueio inconsciente, ou não, eu não sei ao certo, mas acabei deixando tomar conta de mim.

Quero agradecer a toda equipe Jardim das Comadres e Bárbara, Hevila, Giselli, pelo apoio, pelo acompanhamento, pelo profissionalismo, pela amizade, carinho e respeito, pelo empenho...vcs fizeram parte sim da chegada de Sophia...meu parto me tornou uma mulher mais forte, sei do que sou capaz!
Agradeço ao meu marido, pois sem ele acho que não teria chegado tão longe... a todo momento, me amando, meu doulando, tentando parir comigo... te amo, Sidney, vc é um homem maravilhoso e um pai de infinito amor, um amigo e companheiro, sou grata a cada abraço, a cada vocalização junto comigo, a cada acolhida. Te amo imensamente.

Obrigada a todos do Roda pelo apoio tb! às futuras mamães, vão em frente tá? Não se assustem ou tenham medo...o trabalho de parto dignifica, enaltece, encoraja, engrandece a mulher...é lindo, é perfeição divina..vamos respeitá-lo e respeitar o momento certo do nascimento!
Beijos a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário