terça-feira, 10 de setembro de 2019

LIPOASPIRAÇÃO? VOCÊ QUER? EU FAÇO... MAS ANTES....

Vi essa semana, no discovery home and health... um programa onde mulheres queriam se submeter a lipoaspiração. O médico mostrava a todas as candidatas uma cânula (tipo uma faca comprida) e como seria usada... e também uma cirurgia de lipoaspiração. O médico falava também que precisava analisar se os riscos da cirurgia, se valiam a pena.

Algumas, aparentemente decididas em fazer a lipo, ao ver o filme falavam... "eu não quero isso pra mim!" "talvez no meu caso seja melhor fazer exercício físico" (algo do tipo)... método alternativo.

Acho que no caso da cesariana eletiva o tratamento deveria ser o mesmo:


- Tem certeza de que quer a cirurgia?
- Sim.
- Então vamos falar sobre os riscos.... mortalidade materna 3 vezes maior; mortalidade neonatal 2,5 vezes maior.
- Mas eu tenho medo da dor...
- Mas pra aliviar a dor tem vários métodos de alívio... bola, água quente, doula, marido junto, massagem e até anestesia se quiser... 



- Me disseram que a dor do parto é a dor da morte!
- Quem disse isso provavelmente associou a dor ao sofrimento... quem fala isso geralmente é mulher que foi desrespeitada no seu parto... que sofreu intervenções desnecessárias (enema, tricotomia, sorinho, ou ocitocina sintética, ruptura artificial da bolsa, litotomia, kristeller, episiotomia) que não teve o direito do acompanhante respeitado (de ter o marido ou quem quer que queira no nascimento), que foi impedida de ser alimentar, de beber água, de se movimentar em trabalho de parto e de escolher a posição pra parir e também não foi oferecido nada pra aliviar a dor. Pacote completo ou parte do pacote.

Kristeller = pressão no fundo do útero

"sorinho" = ocitocina sintética


episiotomia = corte no períneo


- Mas eu quero assim mesmo... porque se o médico faz essas intervenções dolorosas é porque é necessário. E não quero passar por essas intervenções.
- De jeito nenhum... muitas dessas intervenções, além de desnecessárias, podem até causar sofrimento fetal... como o sorinho... e o rompimento artificial da bolsa, que pode causar prolapso de cordão. E o kristeller, que pode causar fraturas no bebê e na mãe, além de hemorragias internas.
- Mas eu quero cesárea, só conheço gente que teve cesárea, e todas foram salvadoras (os bebês nasceram e foram direto pra UTI).
- Provavelmente foram pra UTI porque nasceram prematuros.. típico de cesárea agendada, sem a mulher entrar em trabalho de parto.



- Mas eu quero cesárea, porque é rápida... não quero passar dias com dor. A cesárea é rápida, indolor e 100% controlada.
- Então vamos ver o vídeo de uma cirurgia... (e mostra os cortes, as costuras: coloca no youtube que têm vários)... será mesmo que é 100% controlada? Vamos relembrar que a cesarea aumenta o risco de mortalidade materna em 3 vezes? e neonatal em 2,5 vezes?
- Mas prefiro assim, vou estar anestesiada, vou querer anestesia geral, não quero ver nada!
- Então vamos falar de pós parto... mãezinha não vai conseguir segurar seu filho direito... vc vai estar anestesiada no nascimento, não vai ver seu filho.. vai perder a hora de ouro, o imprinting... e a dor vem depois... várias camadas cortadas.... maior dificuldade de cicatrização, maior risco de infecção e hemorragia... dificuldades na amamentação... maior risco de depressão pós-parto... aderências, complicações em gravidez posterior... 
- Continuo querendo. Acho que não tenho dilatação... é de família.
- Querida, falta de dilatação não existe... toda mulher dilata... assim como o cordão enrolado no pescoço não mata, bebê não tem prazo de validade (e pode passar de 42s se for vontade da mulher esperar), bolsa rota por si só, assim como mecônio não é indicação de cesárea... etc. Melania Amorim (http://estudamelania.blogspot.com.br/) enumerou mais de 150 falsas indicações de cesárea. E falta de dilatação é só uma delas.
- Eu não quero ficar relaxada! E o play do marido? Tou tensa.
- Mulher... esse negócio de ficar relaxada não tem nada a ver com a via de parto... isso acontece em função do relaxamento do assoalho pélvico, por causa do peso da gestação. Conhece o pompoarismo?
- Tá.. Acho que o problema maior da minha gestação é que não quero parto normal porque não quero.... cresci ouvindo que a dor do parto é a dor da morte, morro de medo da dor... não tenho medo de cirurgia, não tenho medo de arriscar minha vida em uma cirurgia desnecessária... e.. gosto de planejar tudo. Quero estar com as unhas feitas, o cabelo arrumado e as lembrancinhas prontas.
- Nesse caso, vou te encaminhar pro psicólogo. Se depois de passar pelo psicólogo vc continuar querendo... fazemos, um direito seu. Mas vamos aguardar o trabalho de parto.

Assim como a lipoaspiração. Com todos os riscos, a mulher continua querendo? Direito dela.

Mas não sem antes informar de todos os riscos.

E, claro... vamos aguardar o trabalho de parto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário