terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Relato de Parto Domiciliar de Rafaele Cordeiro - Nascimento de Cauê José

 Um ano após o nascimento do nosso anjo Cauê José venho relatar meu sonho de parto!!!
Após 12 anos relacionamento, de chegar a pensar que tinha problemas para engravidar. Deixamos fluir naturalmente para ver o que ia rolar... Do nada comecei a enjoar, enjoar e enjoar... sentir sensações que nunca havia sentido e somado a isso, o atraso da menstruação. Comecei a desconfiança, será??? Será que estou grávida?! Daí veio a pré confirmação. No dia 01 de maio de 2014 feriado. Fomos a um churrasco na casa de um amigo. Enjoei tudoooooooo!!!! Não comi nem bebi nada. (Até água enjoei na gravidez). Chegamos em casa pela noite e me deu uma vontade louca de comer pão com manteiga kkkkk. Assim que coloquei o último pedaço do pão na boca, corri para o banheiro e vomitei tudinho. A desconfiança aumentou ainda mais. Falei para o toni (marido): “amor, vamos fazer o teste amanhã”. Ele: “sério, vamos nessa!!!” Não consegui dormir direito de tanta ansiedade kkkk. Fomos logo cedo ao laboratório, fiz logo o de sangue para não restar dúvidas rsrsrs. Detalhe, minha sogra foi junto, ela não ia aguentar ficar em casa esperando. Sangue recolhido, fomos dá uma volta no centro para esperar o resultado sair. Chegada a hora de pegar o resultado...expectativa gigante. Quando abri o resultado fomos surpreendidos pelo, REAGENTE. Estou grávida!!! Toni me deu um abraço bem forte, minha sogra ficou super emocionada, muito feliz. Alegria tomou conta de todos. Desse dia pra cá não fui mais a mesma. É impressionante como mudamos a paritr do momento que sabemos que estamos gerando uma vida. Ainda mas sendo fruto de longos anos de relacionamento, de amor e companherismo.

Já tinha em mente de ter meu filho em casa, ter um parto normal e humanizado. Por conhecidência uma amiga que é enfermeira obstetriz Barbara Oliveira (Binha) fazia parte do grupo AME, grupo de apoio ao parto domiciliar e hospitalar humanizado. Ela foi a primeira amiga a saber que estava grávida. Me dando todo seu carinho e apoio. Passou todas as informações necessárias, incluindo a indicação do Ginecologista Obstetra que eu deveria procurar. Entrei em contato com o GO mais amado das mamães humanizadas, Antônio Sérgio. Excelente profissional, que têm o dom de acalmar, acalentar e confortar nosso coração. Muito obrigada A.S. por todo apoio!! Já na primeira consulta falei do desejo de ter nosso filho em casa e ele com toda sua gentileza, disse que eu iria conseguir. Saí da consulta encantada e com a certeza que iria conseguir. A Data Prevista do Parto estava para 15 de dezembro de 2014.

Iniciei uma maratona de estudos, li livros, artigos, relatos de parto, assistir filme, documentários enfim...tudo que fizesse parte desse mundo lindo, encantador e desafiador que é gerar um novo ser. Encontrei o maravilhosos e aconhedor grupo Roda Gestante. Participei das reuniões, levava sempre o marido, a sogra e a mãe para partiicipar e se empoderar também. Tinha que levar ao conhecimento de todos o meu desejo de parir no conforto da nossa casa. Confesso que não foi dificil fazer com quê todos me apoiasse nessa decisão. 

Decisão para um parto humanizado domicilar já tomada. chegou a hora de cuidar mais de mim e do nosso bebê. Expectativa enorme para primeira ultrassom. Saber se estava tudo bem, e claro, poder ver nossa sementinha de cacau. Muita emoção em saber que estava tudo bem com ele. Crescendo e se desenvolvendo da melhor forma. Agora era só acompanhar e   aguadar a chegada do Cauê. Aproveitei intensamente essa nova experiência de vida, curtir cada minutinho. A partir das 32 semanas iniciei o acompnhamento com o AME, semanalmente. Para verificar como estavamos e definir detalhes do parto. Escolhi a casa da minha mãe para ter o Cauê, lugar que passei minha infância, adolescência. Minha mãe nos acolheu muito bem, me cedeu a casa com todo amor, fazendo da sua casa nossa arena de parto (Rsrsrs). Com 39 para 40 semanas, em uma das consultas de rotina do AME a Luana, que fazia parte do grupo, notou uma queda dos batimentos cardíaco fetal do Cauê. Elas comunicaram ao Antônio Sérgio e tivemos que fazer um acompanhamento. Fiquei super preocupada no que poderia acontecer, até por que ja estava na reta final da gestação. Mil coisas passaram na minha cabeça naquele momento...se ele estava bem, se iria poder parir em casa, se seria preciso fazer cesariana. Chorei, chorei, muitooo... pedi a Deus que desse tudo certo e que estivesse tudo bem com meu bebê. Fomos para maternidade Santa Mônica, fazer a cardiotocografia para saber como estava o BCF dele. Deu uma alteração, A.S. foi comunicado e pediu para repetir mais duas vezes com espaço de três dias entre elas. Assim foi feito! A segunda cardiotoco deu normal e a terceira, para não restar dúvidas deu normal novamente. Um grande alivio para nós.   

Já estava me aproximando das 41 semanas de gestação. Uma outra parte da familia caiu em cima. Por que eu ja tinha passando das 40 semanas, por que deu essa alteração no BCF dele, que estava colocando a vida do Cauê em risco, enfim... isso por que eles nem sabiam que iriamos ter nosso filho em casa. Pedi para minha mãe e sogra mentir para  todos sobre o Parto Domiciliar, pois ainda havia uma resistência cultural muito forte dessa parte da familia (em relação ao parto domiciliar). Apesar de toda pressão nas ultimas semanas, nos mantivemos firmes na nossa decisão de esperar a hora dele. Fui a praia, tomei banho de mar para espantar mal energia e também me energizar e me fortalecer. Lembro que faltava extamente uma semana para cauê nascer, fui a praia com marido, tiramos altas fotos, tomei muito bem, relaxei muito. Isso é muito bom na fase final da gestação. Por causa da ansiedade que toma conta de nós, por mais calmas que estejamos, mas chega uma hora que é dificil controlar kkkk. 

Entramos na semana do  natal e a expectativa de passar o natal ja com Cauê nos braços. Na véspera de natal eu comi, dancei com o marido um reggae, brinquei, rir, rir e rir bastante. Passei o dia 25 dormindo o dia quase todo. Acordava comia e voltava a dormir. Isso se repetiu no dia 26 também. Por volta das 00:00 do dia 27 já, acordei com contração, só que dessa vez era uma contração diferente, forte, puxada e mais longa. Pensei logo, é hoje que ele chega na nossa vida!!  Marido ja estava dormindo, fiquei observando. Começou a vim mais forte e com mais frequencia. Acordei o toni e falei o que estava acontecendo. Ele deu pulo da cama e pegou logo o celular para avisar a equipe de parto kkkkkk... falei calma amor, ele não vai nascer agora não. kkkkkkk  observamos juntos e comunicamos as meninas.  O tempo todo me mantive calma e tranquila. A primeira a chegar foi a Binha ( tinha que ser rsrs) já passava de 1:00 hrs da madrugada. pediu para fazer o toque, eu estava com 3cm de dilatação e iniciando o trabalho de parto. Ela me fez massagem, fiquei um pouco na bola e dormi. Acordei por volta de 5:30 da manhã com contrações fortes. Estava entrando na fase ativa do meu maravilhoso trabalho de parto. Tomei um banho bem demorado, um café da manhã. Ligamos para minha sogra, ela chegou em questões de minutos.

Colocamos música e em cada contração eu dançava e me agarrava com meu doulo, que foi meu marido. Ele teve papel fundamental para que nosso Trabalho de Parto se desenvolvesse tão bem. Ficou o tempo todo junto a mim, me trazendo muita tranquilidade e me enchendo de amor. Era muita ocitocina envolvida. 



Durante o TP tomei muito banho, aliviava muito o desconforto nas costas. chupei sorvete, comi rapadura para dá energia e caldinho de feijão dado na boca pelo marido/doulo para dá força Kkkkkkkk. Minha mãe e sogra foram perfeitas, deram total assistência as meninas do grupo, tinha vezes que nem lembrava delas lá. Estão de parabéns!! Por volta das 08;00hrs da manhã, chegaram mais duas enfermeiras do AME Luciana e a Luana, para me acompanhar e auxiliar no que fosse preciso. Fiquei na bola, na banqueta, na cama hora deitada, hora ajoelhada, procurando a posição mais confortável. Quando lia relatos de parto ouvi muito falar na partolândia e no círculco de fogo, pensava comigo....que idéia dessas mulheres de patolândia e círculo de fogo. Mas tenho que confessar que passei por essas duas experiências, entrei de cabeça na partolândia kkkkkk dormi várias vezes durante o TP,  tudo ficou lento e rápido demais, muito louco isso. Perdemos a noção de algumas coisas as vezes, tem coisas que não me recordo direito. Meu TP passou rápido e lento ao mesmo tempo. E dessa forma a manhã passou, tudo muito tranquilo, eramos só AMOR!!!!! No inicio da tarde a Luciana pediu para fazer outro toque, eu ja estava com 8cm de dilatação. Perguntou se queria ir para piscina e falei que sim. Fomos para piscina, toninho entrou junto comigo pq não conseguia ficar um minuto longe dele. 

Nessa última etapa do TP as contrações ficaram mais fortes e eu sentia que estava cada vez mais próximo do Cauê chegar. Pedia com toda minha força para que ele vinhesse para nós. E foi nesse momento também que me cansei bastante. Lembro de ter perguntado umas duas vezes se iria demorar muito ainda. Me recordo da voz suave a Lú dizendo que ele ja estava chegando. Daí respirei fundo, me tranquilizei. Toninho a todo momento me dando carinho, conversando comigo, me dando dicas para não fazer força, dizendo que ele ja estava chegando. Veio uma contração bem forte e o falado círculo de fogo. Já era a fase do expulsivo. Senti Cauê chegando, senti meu filho vindo, eu chamava e ele vinha, eu vocalizava o “aaaaaaaahhhh” e ele vinha em cada contração. As 15:53hrs, após 9 horas de fase ativa de Trabalho de Parto, todos nos nascemos juntos com ele. Com 41 semanas de gestação, Cauê nasceu com os olhos bem abertos de baixo d’água, olhando tudo e todos ao seu redor. Nasceu com uma círcular de cordão, que nem sabiamos que ele estava. Veio direto para meu colo, não chorou, ficamos nos olhando, fiquei vendo cada detalhe dele, achei a cara do pai rsrs, coloquei logo no peito para amamentar, e ele pegou de primeira, meu bezerrinho lindo. O amor tomou conta de todos. As avós só faziam agradecer a Deus pela graça alcançada. O interessante é que na hora do nascimento do Cauê, chegaram, minha irmã com minha sobrinha e minha cunhada. Todos poderam acompanhar juntos o nascimento do nosso Anjo Cauê José!  








Daí foi só alegria, fui para cama aguardar o nascimento da placenta e dar inicio aos cuidados comigo e com Cauê.  Não tive nenhum tipo de intervenção no TP ocorreu tudo natural, e da melhor forma. costumo dizer que meu parto ultrapassou as nossas expectativas, foi bem mais além que eu esperava. Foi lindo, perfeito, um sonho de parto!!!! Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desse momento único e inesquesível da nosssa vida. Agradeço imensamente ao grupo AME, ao GO Antônio Sérgio, ao maravilhoso roda gestante, as mamães do roda que não sabem, mas através dos relatos me deram um apoio e confiança de que era possível. Ao jardim das comadres, meninas vcs são demais, parabéns pelo lindo trabalho. Ao meu companheiro de longa vida, Toninho. Amor você foi demais, como seu apoio, sua presença, sua tranquilidade, seu toque, me acalmava e me fazia tão bem nessa caminhada. Você foi fundamental para que nosso parto se tornasse um sonho de parto. Te amo infinito!!!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário