quarta-feira, 9 de outubro de 2013

QUESTIONÁRIO: 'CONTE-NOS SOBRE SEU PARTO'

RESPONDA E AJUDE-NOS A ENTENDER A SITUAÇÃO DA ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA EM ALAGOAS! 

Mulheres submetidas a cirurgias sem necessidade e um índice de violência obstétrica alarmante ilustram o caos existente na situação dos nascimentos no Brasil. Em Alagoas, o estopim se completa com os repetidos casos de lotação em maternidades. Preocupado com o quadro geral que só tem piorado, o grupo Roda Gestante decidiu disseminar um questionário às mães alagoanas sobre a experiência de parto nos hospitais, maternidades públicas e privadas, domiciliares ou em outros espaços.

O formulário 'Conte-nos sobre seu parto' foi inspirado no original 'Teste da Violência Obstétrica', de Ana C. Franzon e Lígia M. Sena, feito em 2012. De alcance nacional, o Teste só confirmou outra pesquisa feita em 2010 pelo sociólogo Gustavo Venturi, que diagnosticou que uma a cada quatro brasileiras já sofreu algum tipo de violência institucional durante o trabalho de parto.

As agressões físicas ou morais vão desde os cortes na vagina (episiotomia) sem consentimento, manobras sobre a barriga da mulher, (kristeller), até gritos, ofensas e palavras que denigrem o corpo feminino ou colocam em dúvida a capacidade de gestantes saudáveis de parir. A indução médica -e muitas vezes desnecessárias - a cesarianas, que hoje escancaram mais de 50% de casos no serviço público e mais de 90% no privado, sem as devidas informações a respeito dos riscos de morte e problemas pós-cirúrgicos, estão inclusas entre os problemas da assistência prestada hoje.

O resultado do questionário, que estará aberto até o dia 09 de novembro, deve ser incluso no dossiê sobre a assistência à saúde que tem sido elaborado pelo movimento e será publicado e encaminhado para os vários órgãos e instituições competentes. O questionário pode ser respondido anonimamente por todas as mulheres que tiveram filhos em Alagoas, seja em parto normal ou por cesariana. Basta acessar o endereço: https://docs.google.com/forms/d/102pNkVwqSwX4gAuTvMFhNyxx6ebfgTUdCfsp66HNgpM/viewform. O grupo Roda Gestante é um movimento de apoio a gestantes, mães, pais e família, em defesa da assistência humanizada na gravidez e no parto ,e do empoderamento feminino através de informações baseadas em evidências científicas.

3 comentários:

  1. Olá, acabei de encontrar o blog, como eu entro em contato com o grupo? Gestação e maternidade é um assunto que me interessa bastante. Sou encantada pelo trabalho das doulas. Existe algum grupo em Maceió? O que é preciso para participar das reuniões?
    Ana Lívia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lívia, só vi agora seu comentário. Entra no nosso grupo no Facebook. Amanhã haverá reunião presencial. Endereço do grupo no Face: https://www.facebook.com/groups/288263664533857/

      Excluir
  2. Entrei no grupo. Obrigada. Através de lá eu fico informada das outras reuniões? Ana Lívia

    ResponderExcluir