domingo, 18 de agosto de 2013

Blogagem Coletiva - Por que sou ativista da amamentação?

Por: Anne Nogueira 


O início da amamentação pode ser difícil as vezes. Para mim, pelo menos, foi. Paciência, éramos duas aprendizes! Uma pega errada, bebê urinando pouco, dor, seio ferido, má orientação. Foi difícil administrar isso tudo. 
.
Eu poderia facilmente ter desistido, afinal, ainda na sala de parto, ouvi da pediatra que meu seio não era bom, não era adequado (ah, esse corpo feminino tão cheio de defeitos). Fui orientada a procurar um banco de leite, fui ao Banco de Leite da Maternidade Santa Mônica. É uma maternidade pública. Fui muitíssimo bem recebida e bem orientada. Fiz três visitas. Na primeira, aprendi como fazer banho de luz, como massagear, como ordenhar, como adequar a pega. 
.
Como já existia uma fissura importante no seio esquerdo, era muito doloroso amamentar nesse seio. Foi então que me ensinaram a utilizar um copinho (desses que usam para servir cachaça) para oferecer meu próprio leite. Eu retirava leite do seio machucado e oferecia no copinho. Quando perguntei se realmente ela conseguiria "mamar" no copinho, me explicaram que sim, que até RNs prematuros conseguiam. E ela conseguiu! 
.
Levou pouco mais de um mês para que os seios se curassem por completo, e aí, com quase 2 meses de livre demanda é que a amamentação se estabeleceu. Durante seis meses, foi o único alimento que Isis conheceu. Além disso, nem água, nem chá, nadinha! Prosseguimos até seus 2 anos e 9 meses. O desmame foi gradual, lento, respeitoso. Sinto saudades de amamentar. 
.
Semana passada foi a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Estou compartilhando um pouquinho da minha história pra incentivar quem deseja oferecer seu próprio leite ao seu filho. Somos induzidas a acreditar que nosso leite é fraco, insuficiente, que precisamos limitar tempo de mamada, tempo entre elas. Tudo que eu fiz foi buscar ajuda quando precisei e jamais deixar de acreditar na minha capacidade mamífera. 
.
Para quem está em Maceió, caso necessite de ajuda, segue o telefone da Maternidade Escola Santa Mônica: (82) 3315-4434. Constantemente é estão precisando de doação de leite humano, especialmente para os bebês que nascem prematuros e para bebês de mães que têm problemas reais que as impedem de amamentar. 

A proposta de blogagem coletiva está aqui, no Luz da Luma. Integrante da Roda-Gestante que amamenta, caso deseje publicar sua experiência de sucesso com a amamentação, entre em contato conosco através de nosso grupo no Facebook até 20/08 e publicaremos sua história.


2 comentários:

  1. Oi, Anne!!
    Você foi guerreira e não desistiu! Meu filho não conseguia pegar meu peito. Eu também era bastante inexperiente e o meu leite esguichava na carinha dele cada vez que ele tentava abocanhar. Daí comecei a colher o leite e dava com uma colherinha de café :) Só depois de 15 dias que ele foi mamar de verdade!
    As mães de primeira viagem que aqui chegarem, poderão ler seu texto e perceberem que dificuldades todas as mulheres têm quando iniciam a amamentação.
    Obrigada por participar da blogagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, não foi fácil, mas insisti e tudo deu certo. Abraços!

      Excluir