terça-feira, 9 de abril de 2013

Fotos do encontro 06/04/2012 - Tipos de Parto - e dos encontros passados (retomando o nosso blog)

Gente, estamos de volta! Mil perdões pela ausência! A correria de final de ano nos tirou do ritmo, as postagens atrasadas nos deixaram em dúvida se deveríamos postar ou não os eventos passados e assim o tempo foi escorregando. Bem, pra não deixar os encontros passados sem nenhum registro e para atualizar os assuntos, estamos aqui! 

ENCONTRO DE 01/12/12 - PÓS-PARTO: MITOS E DESCOBERTAS DA MATERNIDADE
Nos reunimos pra conversar sobre as expectativas, mitos e a realidade com a qual nos deparamos ao final da gestação. A troca de experiência, principio fundamental dos nossos encontros, mostrou que maternar no puerpério tem dores e delícias, que ser mãe - especialmente quando se trata do primeiro filho - é viver o luto de quem éramos e o renascimento do nosso eu, afinal nossas referência mudam, nossa visão de mundo também (desde que assim desejemos).





ENCONTRO DE 21/12/12 - CONFRATERNIZAÇÃO 
No dia 21/12/12 nos reunimos não exatamente para nossas reflexões, mas para nos confraternizar. Nossa Roda, cheia de gente que luta por um mundo diferente, não poderia concluir seu primeiro ano de existência sem esse encontro. Nesse período, alguns (algumas) dos(as) atuais participantes ainda não haviam se juntado a nós.





ENCONTRO DE 19/01/13 - O BEBÊ CHEGOU, E AGORA? 
Neste encontro, conversamos sobre as dúvidas mais comuns, sobre mitos e realidades acerca da chegada de um bebê. Claro que o tema não se esgota, claro que cada bebê é diferente, as experiências vivenciadas também. E é por isso mesmo que dividimos experiências: para multiplicar nossos saberes. Mais uma manhã especialíssima! Havia muitos bebês prestes a chegar, o tema foi muito pertinente. 




ENCONTRO DE 16/02/13 - AMAMENTAÇÃO
Mais um encontro, mais um tema que defendemos e pelo qual lutamos. Desde o encontro anterior havíamos "ganhado" Tatiana, que tornou-se frequentadora assídua (atualmente está com mais de 30 semanas). Este foi, também, o dia em que os primeiros bebês da Roda (Luiza e Bento), nascidos de parto normal hospitalar, puderam se conhecer. Eis o registro do encontro!


ENCONTRO DE 09/03/13 - A DOR DO PARTO
Neste encontro, discutimos o porquê dessa ser diferente de todas as outras dores. Sendo o medo da dor do parto um dos principais motivos para que muitas mulheres não desejem parir, se faz necessário extinguir mitos, mostrar que muito do que se fala sobre a dor do parto é, na verdade, violência obstétrica e não está relacionado ao processo fisiológico. Quando conduzido com respeito, o processo do parto torna-se gratificante e transformador. Falamos, também, sobre métodos não farmacológicos de alívio das dores do parto. 



ENCONTRO DE 06/04/13 - TIPOS DE PARTO
Será que realmente existem vários tipos de parto? O que varia de um para o outro? Por que cesariana não é parto? O que é um parto de cócoras? Parto natural? Parto na/com água? Parto Leboyer? Parto domiciliar, natural, hospitalar... existem, mesmo, essas modalidades todas? Esse foi o assunto que discutimos animadamente na manhã do último sábado. Aproveitamos para assistir o inspirador vídeo do nascimento de Theo, um parto domiciliar, humanizado, respeitoso, com todos os elementos que preconizamos como ideais para se parir e nascer bem. Além das gestantes (estavam presentes Tatiana, Porllanne e Milena), estavam as mamães Wanessa (nossa anfitriã), Katherine, eu (Anne), Andrezza e Juliana, que esteve presente pela primeira vez e relatou um pouco da sua própria experiência de parto domiciliar (e foi VBAC!). Ela, que é enfermeira obstetra, pariu com o auxílio da obstetriz Tatianne Cavalcanti. Juliana nos contou sobre seus planos de se tornar parteira urbana. Além das mulheres, haviam muitas crianças presentes, filhotes dessas mamães guerreiras, deixando o momento bastante alegre, vivo. Nossas crianças crescem no meio da Roda. Foi animador e revigorante o nosso encontro. 



Muita coisa aconteceu desde a última postagem: com a partida da Valnia para outro Estado (uma perda para nossa Roda, mas com certeza com muitos ganhos para nossa grande parceira), ficamos sem lugar fixo para os nossos encontros. Enquanto não dispomos de lugar fixo, estamos fazendo rodízio, nos encontrando nos lares de algumas participantes. Agradecemos imensamente a cada porta que se abre para unirmos forçar e trocarmos experiências. Alguns bebês chegaram entre dezembro do ano passado e abril deste ano: Luca (da Katherine, chegou adiantadinho, prematuro, mas felizmente com muita saúde), Marina (da Cris) e Beatriz (da Carolina). 

Ufa! Dei conta e coloquei o papo em dia! De qualquer forma, se estiver faltando algum assunto, faremos update! Agora vamos aguardar nosso próximo encontro. É sempre um prazer imenso ver nossa Roda crescendo. 


2 comentários:

  1. A Roda tem sido, mesmo que virtualmente nos últimos tempos, um grande elemento de reflexão e estímulo para que eu não apenas pense, mas fale e viva o processo de parto.
    Stella chegará em junho/julho e eu estou cada vez mais convicta de que esse momento é especial, e porque não dizer sagrado! Quero que seja orquestrado pela natureza, por ela e por mim. O pai, o GO, as enfermeiras serão grandes coadjuvantes, claro, mas acredito neste milagre que é a vida!
    Como é bom poder trocar experiências no grupo, mesmo que por fb. Mas quero estar mais presente fisicamente, porque a interação faz diferença.
    Não sabia da mudança de Valnia... Proponho que o próximo encontro seja no salão (salinha... hehehe) de festas aqui do prédio onde moro. As portas estarão abertas.
    Um beijo e vamos girando por este mundão de meu Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia, o grande estímulo para continuarmos fazendo essa Roda girar é ver cada vez mais pessoas tomando essa consciência, refletindo e, principalmente, tornando-se protagonistas de suas vidas e fazendo escolhas. Muito obrigada por fazer parte, por dividir sua experiência, por interagir. A Roda é uma troca, dividir pra multiplicar. As grávidas, os bebês e o maternar/paternar de maneira ativa são as molas que nos movem, nos impulsionam. Obrigada!

      Excluir