segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Quem é a doula?


Nosso próximo encontro terá como tema "A Doula". Afinal, quem é ela? Qual seu papel no momento do parto? Será que é apenas no parto que ela pode atuar? Dia 01/09/12 falaremos sobre isso e muito mais! Quem conduzirá nosso bate-papo será a fisioterepeuta e doula Bárbara Rose. Não perca!  

Quando: 01/09/2012 (Sábado) - 9h30min as 11h

Onde: Av. Paulo Falcão, 524 - Jatiúca    Maceió-AL

A participação é gratuita


.................................... 
Uma "nova" profissão está ganhando cada vez mais espaço na mídia. As chamadas doulas estão, cada dia mais, em evidência. Mas, o que é uma doula? O que esta profissional faz? Seria mesmo uma nova profissão?

"Doula" é uma palavra que veio do grego, e significa "mulher que serve". 
A Doula é uma profissional, que pode ser contatada a qualquer período da gestação por uma mulher ou casal grávido, para elucidar possíveis dúvidas sobre a gestação, o parto, a amamentação e os primeiros cuidados com o bebê e com a puérpera.

Durante a gestação, é oferecido preparo mental e físico, onde a futura parturiente reafirma sua capacidade de gestar, parir e amamentar. Podem ser oferecidos exercícios físicos para melhorar o condicionamento da gestante.

Durante o parto, a Doula dá suporte físico e psicológico, amenizando possíveis dores, para que este ocorra da forma mais natural possível.

Após o nascimento, a Doula incentiva a amamentação, verificando a “pega” correta do bebê, para prevenir fissuras e rachaduras nos mamilos; ensina técnicas de esvaziamento das mamas para que não haja mastite ou empedramento do leite; e ajuda com os primeiros cuidados com o neném, como a limpeza do coto umbilical, o banho, massagens para evitas cólicas, entre outros.

As Doulas não realizam procedimentos médicos, tampouco opinam sobre as decisões do corpo médico. Entretanto, é serviço da Doula ensinar e aconselhar a gestante, servindo muitas vezes como mediadora entre a parturiente e os profissionais da saúde.

Ficou interessada?! Links úteis:


(Texto escrito por Ingrid, bióloga e doula)
(Imagem retirada daqui)



Nenhum comentário:

Postar um comentário