terça-feira, 18 de novembro de 2014

Cesárea tranquila ? COMO ASSIM AMIGA

VocÊ está gestante, seu médico num fala absolutamente nada sobre parto, vc deixa "a vida te levar", num pesquisa nada na internet, não procura grupo de mulheres, nem faz questão de conversar sobre parto com ninguém. 
Só quer pensar no bebê, e achar que se entregar a um médico é muito mais prático, e já é suficiente.

Aí veio a vizinha e tornou a sua escolha pela VIA DE PARTO ainda mais alienada: 

- "menina, minha cesárea não doeu nada, foi rapidinha, é super "tranquila".

- Tranquila? hã? sério?  

Vc pensa: "então vai ser cesária mesmo, bem melhor. É o que todas fazem".

Mas lá vai vc para o consultório do Dr° Placentinha no 8° mês de gestação, e uma grávida com barrigão maior que o seu começa a tagarelar com outra e isso chama sua atenção. Ela fala de um parto envolvente, parto saudável, e até parto engraçado. 

Na pequena sala do consultório do obstetra essa barriguda toma todo interesse das "pacientes" a espera. Ela começa a dizer e gesticular em tom bem jocoso que na hora de parir vai segurar na grade da janela e fazer essa e mais essa posição...kkkkkkkk, e todo mundo começa a dar risada.

Você pensa: "será que ela está falando da cesárea? nunca ouvi ninguém falando assim de parto".

E pela primeira vez vc tem a sensação de pensar seriamente sobre esse dia, o dia de parir e ganhar o bebê. Ao invés de se esquivar do conhecimento sobre o assunto, vc analisa, mas se atropela e diz: 

Você: "ei,  vc está falando da cesárea? a da minha colega foi super tranquila, tem várias colegas que já fizeram, é boa mesmo".

E a grávida então olha profundamente nos olhos dessa mulher, que é VOCÊ ,e diz:

Grávida tagarela: "O quê? cesárea tranquila? Onde você leu sobre isso? Quem te enganou?
Menina, suas amigas vão dizer que cesariana é bom só para te confortar mesmo, pois elas também nunca ouviram falar do parto humanizado; Isso é invenção, não existe cesariana tranquila. Eu mesma não consigo imaginar ganhar um neném e uma cirurgia abdominal de médio porte ao mesmo tempo e achar que isso pode ser assim "tranquilo' . Após a cesária é recomendado às mulheres não falar, não mexer o pescoço, pedir ajuda para andar, tomar banho, para trocar de roupa, se levantar, dificuldade em urinar e defecar, dificuldade em pegar seu bebê, tem que tomar analgésicos depois, ficar internada por trÊs dias , peraí? (eu to doente qdo recebo o meu bebê?), descansar ao máximo (como? com um bebê novo?), evitar sentar, ... ESSAS SÃO AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS depois da cesariana. Todas nós passaremos por isso com um corte de 10 cm no abdômen.Mas suas colegas juram que foi "tranquila" né? óóóó

Isso não é sadio, nunca será tranquilo. 

Você atônita pensa:  cárácá .. hã? 

A grávida tagarela continua a metralhadora de informações: A cesarea é uma cirurgia q corta 7 camadas de pele, está ligada a ausÊncia de amamentação, mais dias internada, futura infertilidade, 5X mais morte materna, mais mortes neonatais, mais necessidade de retirada do útero, problemas com anestesia, dor crônica, depressão pós parto, mais parada cardíaca, mais complicações de infecção e eventos tromboembólicos, mais problemas de alergia em bebÊs, prematuridades, mais bebês com obesidade, diabetes, mais hipertensão pulmonar (LIBERTAD, 2013).

No parto natural a mulher está imediatamente pronta para encarar a maternidade, ela tem a vitalidade fisiológica que a chegada de um recém-nascido exige. O parto humanizado diminuiu todas as chances de ter problemas durante e após o parto, e acrescenta a maior dose de amor que uma mulher pode receber em toda sua vida, o coquetel de ocitocina natural, coisa que na cesárea eletiva o corpo não produz.

Poxa, aí Você  
aprendeu
ouviu
vai 
pesquisar
saber
porque? onde? como? 

Não existe cesárea tranquila ....

Um comentário:

  1. Ridículo isso falar dessa forma do parto cesárea... Pensam no bem da gestante ????? O parto normal também tem seus problemas e riscos !!!! Coitada da gestante que tem que fazer uma cesárea e lê isso imagina como fica a cabeça dela na hora do parto. Vcs deviam ter vergonha.

    ResponderExcluir